A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Coordenadoria Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, promove até esta quinta-feira (8/8), em Belo Horizonte, o curso de capacitação em “Políticas de Promoção da Igualdade Racial” para gestores de municípios e membros de conselhos.

O evento, promovido em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos por meio da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, tem como o objetivo de apresentar e discutir políticas públicas em atenção à população negra no Brasil. O conteúdo do curso é ministrado por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD. A capacitação tem duração de 14 horas/aula.

Conteúdo

Além da explanação teórica, os participantes recebem orientações quanto à aplicação e construção de projetos para a execução de ações e captação de recursos financeiros junto ao Governo Federal. Além disso, a capacitação prepara o município para a elaboração do próprio plano local de Igualdade Racial e impulsiona a criação de uma rede de fortalecimento e cooperação para o combate ao racismo.

Para o coordenador de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Sedese, Clever Machado, a capacitação é uma oportunidade de integração entre os governos – Estadual, Federal e Municipal. “Vamos construir medidas eficazes e de justiça social em atenção à população negra, abrangendo também os povos indígenas, ciganos, quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais”, destacou.