Crédito foto: Tiago CiccariniMais um município do Triângulo Mineiro vai sediar neste ano, de 29 de julho a 3 de agosto, a etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg). A cidade de Uberlândia foi a escolhida em 2019 para a final da competição, que começou nesta semana em 50 municípios na etapa microrregional. No ano passado, Uberaba encerrou a disputa. Com recorde de inscritos neste ano (839 cidades), os jogos se consolidam como o maior evento esportivo-social do país.

Destinados a jovens de 12 a 17 anos das escolas públicas e particulares do Estado, a competição é promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução do evento é feita pela Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg). A escolha de Uberlândia pelos órgãos envolvidos no Jemg levou em consideração critérios técnicos como alojamento, estrutura esportiva, hotelaria, entre outros.

O município do Triângulo Mineiro espera receber milhares de estudantes-atletas de várias modalidades. Na etapa estadual, acontecem as finais dos esportes coletivos, com a participação das escolas campeãs nas seis regionais e os quatro primeiros colocados do xadrez, em cada módulo. Além disso, são realizadas também as disputas nas modalidades individuais e paralímpicas.

Na final, entram as competições de atletismo, atletismo PCD, badminton, basquetebol, bocha, ciclismo, futsal, futebol de 5, futebol de 7, ginástica rítmica (feminino), goalball, handebol, judô, judô PCD, natação, natação PCD, tênis de mesa, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas, bem como basquete em cadeira de rodas, voleibol, vôlei de praia, voleibol sentado e xadrez, no masculino e feminino.

É também na etapa estadual que as escolas de Belo Horizonte participam com os campeões das modalidades coletivas, além dos classificados do xadrez e das modalidades individuais, selecionados nos Jogos Escolares de Belo Horizonte − JEBH/2019. Os campeões do JEMG/2019 representam o Estado nos Jogos Escolares da Juventude e nas Paralimpíadas Escolares.

Etapa microrregional

A competição acontece em três etapas. A microrregional, que teve início na última segunda-feira, é realizada em municípios das áreas de abrangência das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SRE) da SEE e tem duração média de seis semanas. Nela, estão incluídos o basquetebol, futsal, handebol, vôlei e o xadrez. Clique aqui e confira informações sobre a etapa microrregional de cada SRE.

Nessa primeira semana da etapa microrregional, as disputas acontecem nos municípios de Araporã (SRE Uberlândia), Capinópolis (SRE Ituiutaba), Extrema (SRE Pouso Alegre), Fervedouro (SRE Carangola), Itaipé (SRE Teófilo Otoni), Oliveira (SRE Divinópolis), São Geraldo (SRE Ubá) eTrês Marias (SRE Curvelo).

Os campeões em cada uma dessas modalidades microrregional e os quatro primeiros colocados no xadrez avançam para a etapa regional, que será realizada no Triângulo Mineiro, Sul de Minas, Zona da Mata, Vale do Aço, região Central e no Norte do Estado. Esta etapa, será realizada em junho. Os vencedores da fase regional seguem para a estadual.

Novos talentos

Os Jogos Escolares de Minas Gerais valorizam a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens estudantes-atletas de forma educativa e democrática. Buscam também o aumento do vínculo do estudante-atleta com a escola, contribuindo na diminuição da evasão escolar, além de possibilitar a identificação de novos talentos esportivos. As disputas estimulam ainda o pleno exercício da cidadania e a prática esportiva nas instituições de ensino fundamental e médio das redes públicas e particulares.

Enviar para impressão