O superintendente de Capacitação, Monitoramento, Controle e Avaliação de Políticas de Assistência Social, Jaime Rabelo, abriu o curso em SalinasAté o final do mês de julho, o curso Atualização sobre a Organização e Oferta dos Serviços da Proteção Social Especial, promovido pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), será realizado nos polos de capacitação Patos de Minas, Araçuaí e Uberaba (9 a 13 de julho); Paracatu e Poços de Caldas (16 a 20 de julho); e Uberlândia e Varginha (23 a 27 de julho).

Este é o quinto curso do Capacita Suas e pela primeira vez, a qualificação beneficia, além de técnicos, trabalhadores e coordenadores de entidades socioassistenciais da rede privada. O curso Atualização sobre a Organização e Oferta dos Serviços da Proteção Social Especial apresenta o modelo de regionalização da PSE, adotado em Minas Gerais.

Oferecido em 21 polos distribuídos no estado, o curso já foi realizado em Belo Horizonte e Passos (11 a 15 de junho); Governador Valadares, Timóteo e Divinópolis (18 a 22 de junho); Montes Claros, Teófilo Otoni, Ituiutaba e Juiz de Fora (25 a 29 de junho).  Nesta semana (de 2 a 6 de julho) o curso acontece nos polos de Salinas, Curvelo, Almenara, São João Del Rey e Muriaé.  Somados, esses polos de capacitação tiveram mais de mil inscritos.

Ao todo, foram 1.598 vagas destinadas aos profissionais de ensino superior de assistência social que atuam em 559 municípios que oferecem serviços da PSE. São eles profissionais das equipes de referência de Creas, municipais e estaduais; profissionais de referência da PSE dos municípios referenciados aos Creas Regionais; de unidades de acolhimento institucional; do Serviço Municipal de Família Acolhedora; e ainda dos Centros Especializado para Pessoa em Situação de Rua (Centro POP).

O Capacita Suas é o eixo dois do Programa Qualifica Suas, um conjunto de ações planejadas e coordenadas, em busca de qualificação e capacitação continuada dos gestores sociais e trabalhadores do Suas e é resultado de Parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM) e Fundação João Pinheiro (FJP). A execução do Capacita Suas se dá de forma articulada com ações de apoio técnico e supervisão técnica. O objetivo final do Qualifica Suas é a melhoria da qualidade dos serviços e benefícios socioassistenciais ofertados à população em situação de vulnerabilidade e risco social em Minas Gerais.

Curso Atualização sobre a Organização e Oferta dos Serviços da Proteção Social Especial

Data: 9 a 13 de julho
Patos de Minas - Fratele Business Hotel - Av. Getúlio Vargas, 333 - Centro
Araçuaí - Unopar - Rua Montes Claros, 271 - Esplanada