MONTES CLAROS

Regional participa de encontro do Projeto Sementes Presentes

Com a participação de técnicos da Emater, da Superintendência Regional de Ensino e da Sedese, por meio da Regional Montes Claros, foi realizada capacitação de agricultores familiares para participação de chamada pública do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O encontro aconteceu em Brasília de Minas, no dia 19 de março e contou com a presença de 40 pessoas.

Inserido na Estratégia de Enfrentamento da Pobreza no Campo, o Projeto entregou, em novembro do ano passado, 105,34 t de sementes de milho, feijão e sorgo para 11.122 famílias, em 49 municípios, da abrangência de Montes Claros e Januária.

MURIAÉ

Novo gestor social de Carangola recebe assessoramento técnico

“Extremamente positiva e importante esta ação de assessoramento da Regional de Muriaé”, assim classificou o secretário municipal de Assistência Social de Carangola, Antonio Feliciano, após encontro com a equipe da Regional. Durante a reunião, uma demanda do secretário, recém-empossado no cargo, foi apresentado um panorama geral  do Sistema Único de Assistência Social e foram esclarecidas dúvidas acerca de gestão financeira e orçamentária, gestão de recursos humanos e ainda sobre as atribuições dos técnicos dos Cras e Creas.

O encontro contou com a participação do secretário adjunto de Assistência Social, Sanderson  Ribeiro e do assessor jurídico da Prefeitura, Álvaro de Oliveira, além das técnicas responsáveis pelos CRAS CREAS e da diretoria de Vigilância Socioassistencial.

PATOS DE MINAS

Técnicos e gestores debatem o papel do psicólogo no Suas

Com apoio da Diretoria Regional, que mobilizou técnicos e gestores, foi realizada, em 19 de março, em Patos de Minas a I Reunião Regional do Grupo de Trabalho dos Psicólogos do Suas, com a presença de 27 profissionais de Cras, Creas e dos serviços de gestão e acolhimento de crianças, adolescentes, idosos e da rede Apae, dos municípios de  Patrocínio, Varjão de Minas, São Gotardo, São Gonçalo do Abaeté, Ibiá, Rio Paranaíba, Arapuá, Carmo do Paranaíba, Tiros, Lagoa Formosa e Presidente Olegário, além de Patos de Minas.

A iniciativa foi da psicóloga do CRAS de Patos de Minas, Carla Cristina Borges, e o encontro definiu um cronograma para 2018, com reuniões bimestrais para  debater sobre principais desafios, entre eles: identidade e definição do papel do psicólogo no Suas; relação com a equipe multidisciplinar;  confecção de relatórios técnicos, trabalho intersetorial e apropriação da legislação.

GOVERNADOR VALADARES

Equipe faz visita técnica ao município de Fernandes Tourinho

Com a participação de representante do Idene, a equipe da Regional da Sedese esteve em Fernandes Tourinho (21) para esclarecer dúvidas a respeito do Projeto Sementes Presentes. Foram recebido pela secretária municipal de Assistência Social de Fernandes Tourinho, Sueli Vieira da Silva.

Secretaria de Educação capacita técnicos da Emater

Capacitar os técnicos da Emater sobre o processo de compras institucionais das escolas públicas no território, de acordo com a nova metodologia adotada a partir do Projeto Sementes Presentes. Com este objetivo aconteceu em Governador Valadares reunião (19) com a presença de 50 técnicos, representantes da Superintendência Regional de Ensino de Valadares e extensionistas da Emater, dos municípios de Itabirinha, Itueta, São Félix de Minas, Santa Rita Itueto, São José do Divino, Resplendor, Aimorés, Caratinga, Alvarenga, Goiabeira, além de  Governador Valadares.