ARAÇUAÍ

Realizada Reunião do Fórum de Trabalhadores do Suas

Após uma rápida retrospectiva sobre a constituição do Fórum Regional dos Trabalhadores do Médio Jequitinhonha (FORTSUAS-MJ), o debate concentrou-se-se na Carta de Princípios e no Regimento Interno do Fórum, a partir de documento semelhante do Fórum Nacional dos Trabalhadores do Suas. Os documentos foram aprovados e ficou definido que a participação dos trabalhadores nas coordenações do Fórum será estabelecida nos 17 municípios do Médio Jequitinhonha, por indicação dos Conselhos Municipais de Assistência Social, exceto naqueles que possuem Fórum Municipal. Compareceram à reunião, realizada em 13 de março, em Araçuaí, 22 trabalhadores da assistência social dos municípios de Araçuaí, Itinga, Francisco Badaró, Jenipapo de Minas, Coronel Murta e Berilo.

Regional faz visita técnica ao município de Coronel Murta

O encontro com equipe de assistência social do município aconteceu no Cras de Coronel Murta, em 13 de março, com a presença do gestor social Renato Assunção de Oliveira. A irregularidade nos repasses do cofinanciamento federal e estadual, de acordo com a equipe municipal, tem criado dificuldades para a gestão da assistência social.  Como o município não participou da última edição do Capacita Suas, a equipe da Regional da Sedese aproveitou a oportunidade para esclarecer sobre a metodologia adotada para a supervisão técnica, com destaque para a ferramenta do Mapa Falado.  Novo encontro será  marcado para abordar a MROSC junto às entidades socioassistenciais de Coronel Murta.

DIVINÓPOLIS

GT da Proteção Social se reúne pela primeira vez

Prevista na estratégia de qualificação dos trabalhadores do Suas, a Diretoria Regional de Divinópolis promoveu, em 9 de março, a primeira reunião do GT da Proteção Social Especial, com a participação de 53 profissionais da assistência social, dos municípios de Abaeté, Arcos, Capitólio, Carmo do Cajuru, Cláudio, Divinópolis, Itapecerica, Itaúna, Lagoa da Prata, Morada Nova de Minas, Nova Serrana, Oliveira, Pitangui, Piumhi e Santo Antônio do Monte.

Para o diretor regional Júlio César dos Santos, “o GT é uma forma da Sedese se aproximar mais dos municípios e apoiar a oferta adequada do PAIF e do PAEFI, a partir da reflexão sobre os processos de trabalho, do diálogo e do compartilhamento de informações e experiências”. O encontro foi avaliado de forma positiva, a ponto de surgir a proposta de diminuir a frequência, passando de bimensal, para mensal.

Comissão de Psicologia e Assistência Social faz reunião mensal

O Conselho Regional de Psicologia, subsede Centro Oeste, promoveu, em 9 de março, encontro mensal para discutir sobre as diretrizes curriculares do curso de Psicologia, além de repassar informações sobre a reunião do Fórum de Trabalhadores do Suas do Centro Oeste, realizado em 23 de fevereiro, em Divinópolis. Com a participação de 13 profissionais dos municípios de Arcos, Capitólio, Divinópolis e Florestal, foi proposta a realização de seminário sobre psicologia social e oficina sobre elaboração de documentos relacionados ao Suas, por meio de parceria entre CRP e Sedese.

Técnicos esclarecem sobre trabalho social com indígenas em Itapecerica

As técnicas Amanda Braga, Eveline Pardini e Patrícia Diniz receberam, em 9 de março, a secretária Municipal de Assistência Social de Itapecerica, Renata Pena e equipe, para orientar sobre os trabalhos de proteção social junto à tribo indígena no território municipal. As técnicas da regional explicaram sobre a necessidade de conhecer a cultura da tribo, a importância de  apresentar o trabalho a ser realizado ao pajé e de incluí-lo na elaboração das futuras ações. Foi sugerida a leitura do caderno “Trabalho Social com Famílias Indígenas – Proteção Social Básica”, do Ministério de Desenvolvimento Social.

Divinópolis sedia Reunião da Comissão Intersetorial do PETI

Sob a coordenação da equipe do Creas de Divinópolis, foi realizada em 7 de março, em Divinópolis a reunião da Comissão Intersetorial do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). A coordenadora da equipe de referência do PETI em Divinópolis, Aparecida Moreira, apresentou o Plano de Ações Estratégicas 2018 e após revisão do cronograma de execução, a comissão definiu as atribuições de cada secretaria, de forma a contemplar os eixos estratégicos do Programa. A reunião contou com a participação de oito profissionais, entre representes do CREAS, dos CRAS, do setor de vigilância e monitoramento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e das secretarias  municipais de educação e esportes.

MONTES CLAROS

Glaucilândia recebe assessoramento técnico

Para fortalecer os trabalhos no âmbito da política de assistência social e aprimorar a gestão do Suas em Glaucilândia, equipe da Regional realizou visita técnica ao município, em 13 de março. Recebida pela secretária Municipal de Assistência Social, Eunice Melo, e pela coordenadora do CRas, Gilvânia Cássia Cordeiro, a equipe teve oportunidade de conhecer as atividades do Cras, como oficinas para grupos de idosos, mulheres e crianças.

Regional apoia a Festa Nacional do Pequi

Cerca de 10 empreendimentos participaram, de 9 a 11 de março, da 27ª edição da Festa Nacional do Pequi, em Montes Claros. Foi organizada pela Prefeitura Municipal de Montes Claros, com apoio  Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda) e da Regional de Montes Claros, por meio da diretora Soledade Queiroz, integrante do Conselho do Pequi, e da técnica Zilene Maia. A festa é um espaço de fomento à agricultura familiar e à economia solidaria e às  atrações e manifestações culturais da região.

Equipe integra comitiva de governo em visita a fazenda ocupada

A equipe da Regional integrou comitiva governamental, que no dia 9 de março, visitou a ocupação da Fazenda Norte América, no município de Capitão Enéas, norte de Minas Gerais. A fazenda foi ocupada no dia 18 de fevereiro, por integrantes da Frente Nacional de Luta. Na comitiva estavam o secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário (seda), Alexandre Chumbinho, o coordenador da Mesa Estadual de Diálogo e Negociação Permanente com Ocupações Urbanas e Rurais, Tadeu David, e o secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social (Sedpac) Biel Rocha. As autoridades manifestaram solidariedade e  prometeram empenho junto ao governo estadual para contribuir na solução do conflito.

PATOS DE MINAS

Regional realiza 1º Encontro de Gestores 2018

Com a participação de 30 técnicos e gestores de 15 dos 21 municípios que compõem a regional, a equipe organizou o encontro, que teve como tema central a elaboração dos Planos Municipais de Assistência Social. Por meio de uma oficina, os participantes tiveram a oportunidade de avaliar se os planos existentes se enquadram nas exigências das normativas, conforme orientações recebidas previamente. O encontro aconteceu em 13 de março e reuniu representantes dos municípios de Ibiá, Lagoa Formosa, São Gotardo, Guimarânia, Patos de Minas, Patrocínio, São Gonçalo do Abaeté, Carmo do Paranaíba, Matutina, Presidente Olegário, Arapuá, Rio Paranaíba, Serra do Salitre, Varjão de Minas e Tiros.

Patos de Minas sedia 1ª Reunião das Comissões Provisórias da Urcmas e de Fóruns e de Trabalhadores e Usuários do Suas

A reunião aconteceu em Patos de Minas, no dia 13 de março e resultou na definição da Urcmas, que passa a se chamar União Regional dos Conselhos Municipais de Assistência Social do Alto Paranaíba e ainda na aprovação do Regimento Interno. Em relação aos fóruns ficou acertada eleição das coordenações colegiadas na próxima reunião, marcada para o dia 24 de abril. Participaram representantes de Ibiá, Lagoa Formosa, São Gotardo, Guimarânia, Patos de Minas e Patrocínio.

Diretora Regional esclarece sobre a importância da articulação entre equipamentos

Organizado pelo Serviço de Vigilância Socioassistencial de Patos de Minas, a diretora regional Carolina Campos Rego se encontrou com técnicos e gestores da assistência social para orientar sobre a necessidade e importância de realinhamento dos fluxos entre os equipamentos sociais do município. O encontro aconteceu no dia 9 de março e reuniu a diretora de Proteção Básica, Maria Izabel Pimenta, a diretora de Proteção Social Especial, Maria Luiza Veloso, a coordenadora do Creas, Marcilúcia Barcelor e equipe, e as coordenadoras de quatro Cras e equipes. A diretora regional da Sedese ressaltou ainda o papel da gestão no processo de articulação entre as várias dimensões da proteção social.

POÇOS DE CALDAS

Medidas Socioeducativas são debatidas em encontro

Representantes de 28 municípios participaram, nos dias 12 e 13 de março, em Poços de Caldas, de encontro sobre Medidas Socioeducativas, coordenado pela diretora de Gestão de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, da Sedese, Lúcia Elena Junqueira.

Regional realiza capacitação em Guaxupé

Lei Municipal do Suas, Plano Municipal de Assistência Social foram temas de capacitação realizada pela regional, com apoio da Sedese,  na sede da Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana (AMOG), em Guaxupé, no dia 9 de março. A importância da atuação do Conselho Tutelar, no âmbito do Suas, também foi debatida com representantes de 11 municípios, entre técnicos, gestores e conselheiros da assistência social.

SALINAS

Regional presta apoio técnico ao município de Divisa Alegre

A Diretoria Regional de Salinas realizou, em 6 de março, oficina de apoio técnico para as equipes de assistência social do município de Divisa Alegre, sobre competências do Centro de Referência Especial de Assistência Social (Creas), serviços, processos de trabalho e articulação com a Rede Socioassistencial. O evento contou com a participação de toda a equipe do Creas, Cras, Programa Primeira Infância e conselheiros tutelares, com o total de 17 participantes.

UBERABA

Regional firma parceria com a UFTM

A Regional firmou parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), no âmbito do Projeto Fortalecendo a Agricultura Camponesa em Uberaba. A atuação da Sedese, por meio da Diretoria Regional de Uberaba será  no apoio logístico e estrutural para realização de Feira de Economia Popular Solidária, no município. O projeto da UFTM vai promover o fortalecimento da agricultura camponesa por meio de práticas agroecológicas. A proposta é multidisciplinar, envolve docentes do Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais (ELACHS), Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE), Instituto de Ciências da Saúde (ICS) e do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), movimentos sociais e órgãos do Estado.  

Previsto para ser executado em 12 meses e dividido em 11 etapas, o projeto inclui estudo e planejamento, identificação de parceiros, identificação de camponeses das comunidades rurais de Uberaba que produzam ou tenham interesse em produzir com práticas agroecológicas; construção de instrumentos para o mapeamento da produção e das condições de vida e de trabalho dos camponeses e camponesas participantes; mapeamento da produção; criação de espaços educativos e de feiras locais; oficinas nas comunidades e avaliação do impacto. Esta última ação será desenvolvida no I Encontro Regional de Camponeses e Camponesas do Triângulo Mineiro. A apresentação do projeto aos parceiros, entre eles a Regional da Sedese, foi feita no dia 12 de março, em Uberaba.