DIAMANTINA

Seminário discute políticas de superação da violência

Promovido pela Arquidiocese de Diamantina, o Seminário “Políticas de Superação da Violência e Promoção de uma Cultura de Paz” reuniu 120 profissionais das áreas da educação, segurança pública e assistência social, no dia 3 de março, em Diamantina.

A diretora regional da Sedese, Solange Costa, esteve no seminário e avaliou a iniciativa como fundamental. “A atividade realizada foi importante para sensibilizar a sociedade em relação ao enfrentamento e à superação da violência”.
 
Entre outros objetivos, o evento serviu para difundir e promover a defesa e a garantia dos direitos humanos nas escolas e territórios educativos, e resultou, após a realização de oficinas temáticas, na priorização de ações que serão trabalhadas concretamente.

DIVINÓPOLIS

GT da Proteção Social Básica se reúne pela primeira vez

O encontro reuniu, em 28 de fevereiro, representantes dos municípios de Divinópolis, Moema, São Francisco de Paula, Pará de Minas, Abaeté, Aguanil, Carmo do Cajuru, Tapiraí, Oliveira, Itaúna, Doresópolis, Martinho Campos, Itapecerica, Morada Nova de Minas, Piumhi, Candeias, São José da Varginha, Córrego Fundo e Capitólio. Após a apresentação do diagnóstico da região, levantado a partir do Censo Suas, pela equipe técnica da Regional, dois temas forma abordados nesse primeiro encontro: prontuário Suas e benefícios eventuais.

Divinópolis sedia reunião bimensal do Colegiado Regional de Saúde Mental

O ponto de destaque da 11ª Reunião do Colegiado regional de Saúde Mental, realizada em 27 de fevereiro, em Divinópolis, foi a roda de conversa sobre a temática da judicialização da saúde mental. A partir da indagação “Como ocorre a internação compulsória em seu município?”, os mais de 40 participantes  foram convidados a relatarem as experiências e dinâmicas vivenciadas. O Ministério Público foi caracterizado como um parceiro da política, já que atua no sentido de orientar as famílias a esgotarem os recursos antes da internação. Ao final do encontro foi elaborado documento que denuncia os retrocessos identificados na política pública de saúde mental

Equipe é capacitada para campanha de cadastramento no CadÚnico

Para promover o esforço de registrar no CadÚnico todos os contemplados pelo Benefício de Prestação Continuada, a Sedese realizou, em 26 de fevereiro, a videoconferência “Inclusão dos Beneficiários do BPC no Cadastro Único”. Em Divinópolis, a transmissão foi acompanhada pela equipe da Regional e técnicos municipais da assistência social.

GOVERNADOR VALADARES

Encontro organiza Feira Regional de Economia Popular Solidária

A nova tecnologia de comercialização, a moeda social e o e-dinheiro, foi apresentada aos empreendedores participantes da Feira, marcada para os dias 17 e 18 de março, em Governador Valadares.

Organizado pelo Fórum Regional de Economia Solidária do Vale do Rio Doce, em parceria com a Associação Aprender e Produzir Juntos (APJ), o encontro reuniu, em 6 de março, empreendedores dos municípios de Governador Valadares, Frei Inocêncio, Mathias Lobato e Pescador, além de representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Governador Valadares.

MONTES CLAROS

Regional orienta sobre gestão do PBF

A execução, administração e fiscalização do Programa Bolsa Família foram os temas do apoio técnico prestado à secretária Adjunta de Assistência Social do município de Lontra, Joicy Aguiar Dias e equipe. A ação foi realizada no dia 6 de março, na sede da diretoria Regional da Sedese, em Montes Claros, e incluiu também orientações para inclusão de todos os idosos e pessoas com deficiência, contemplados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) no Cadastro Único.

Equipe faz visita técnica a Capitão Eneas

moc capitao enasEm busca do aprimoramento da gestão do Suas nos municípios, a diretora regional Soledade Queiroz e o técnico Leonardo Prates realizaram vista técnica ao município de Capitão Eneas. Além de visitarem os equipamentos sociais, se reuniram com a secretária Municipal de Assistência Social, Eliete Pereira Silva, e o secretário Adjunto Municipal de Assistência Social, Jedir Costa.

Questões como a importância da legislação municipal do Suas; regularização dos benefícios eventuais, a importância da participação ativa do Conselho Municipal de Assistência Social no apoio e no controle social foram abordadas. Foi anunciada  a regularização do pagamento das parcelas do Piso Mineiro de Assistência Social e divulgada a campanha de  mobilização para inclusão de todos os comtemplados pelo BPC no CadÚnico.

PATOS DE MINAS

Regional presta apoio técnico ao município de Campos Altos

No dia 1º de março, a equipe da diretoria regional cumpriu extensa agenda no município de Campos Altos, onde realizou visitas técnicas ao Cras, Creas e ao Serviço de Acolhimento de Crianças e Adolescentes, seguidas de reuniões com coordenadores e técnicos dos equipamentos sociais. Os encontros contaram com a participação do gestor social do município e da gestora do CadÚnico. Foram levantadas as potencialidades e fragilidades dos equipamentos e o apoio técnico da regional abordou a legislação e normativas da política pública de assistência social.

No segundo dia dos trabalhos a Regional apresentou a política pública desenvolvida pelo Governo de Minas, por meio da Sedese, com destaque para o Programa Qualifica Suas. Neste encontro, estavam presentes o prefeito Paulo Almeida, o secretário Municipal de Assistência Social, Emerson Silva e equipe, o procurador Anísio dos Santos, secretários municipais de Fazenda, Paulo César de Lima, Esportes, Marco Aurélio de Assis, Educação, Magda Maria Fuquisato da Silva, e Saúde, Maria das Graças Tavares.  A reunião contou ainda com a participação de representantes dos setores de contabilidade e controle interno da prefeitura.

Para otimização da gestão orçamentária e financeira do município, a equipe da Regional da Sedese sugeriu a atualização da legislação municipal do Suas, inclusive em relação aos benefícios eventuais e a realização de reuniões de planejamento periódicas entre representantes de diversas áreas da prefeitura para aperfeiçoar o fluxo administrativo e financeiro.

Outro resultado obtido por meio da vista técnica foi a elaboração do Plano de Ação Customizado para o município, uma estratégia para organizar, sistematizar, padronizar qualificar as ações socioassistenciais em âmbito municipal.

Equipe orienta sobre fluxo de atendimento

Para discutir o realinhamento dos fluxos de atendimento das demandas da assistência social, a diretora regional Carolina Campos Rego e a técnica Patrícia Pantaleão receberam, em 28 de fevereiro, a técnica da vigilância socioassistencial de Patos de Minas, Stefânia Glória Pereira, e a gestora do CadÚnico, Marluce Luíza Tavares Gonçalves. Foi abordado o processo de pactuação do fluxo no município e sua importância na efetivação das ações desenvolvidas pela Proteção Social Básica.

Enviar para impressão